Pixinguinha de Bolso
Kuarup Discos


English Version

 


Baixe grátis o quicktime player.

 

Dentro da filosofia de diversificação de formatos do Choro, que já deu frutos como os grupos Camerata Brasil, Trio Madeira Brasil e Henrique Cazes Quarteto, Henrique Cazes & Marcello Gonçalves criaram o original duo de cavaquinho e violão de 7 cordas, dois dos mais típicos instrumentos da tradição chorística.

Partindo da ampla experiência de Cazes como solista e somando o vigor jovial do violão de 7 cordas de Marcello, o duo estreou com o trabalho Pixinguinha de Bolso. Com esse programa Cazes & Gonçalves tiveram participação ativa nos eventos comemorativos do centenário de Pixinguinha (abril de 1997). O repertório de alta qualidade e arranjos extremamente bem cuidados geraram convites para participações em conceituados festivais como o de música de câmera em Kuhmo na Finlândia.

Depois da estréia no Rio e de uma consagradora participação no programa Jô Soares Onze e Meia, o duo tocou em outras partes do país e em agosto de 1997, representou o Brasil no Festival Internacional de Agosto em Caracas, Venezuela; atuando ao lado de grandes nomes do violão internacional como Vicente Amigo, Ernesto Bitetti e Léo Brouwer.


Henrique Cazes - cavaquinho

Integrou a Camerata Carioca e o Conjunto Coisas Nossas. Foi um dos criadores da Orquestra de Cordas Brasileiras, com a qual foi premiado com dois Prêmios Sharp em 91 e um em 92.

Em 88 criou a Orquestra Pixinguinha para remontar os arranjos originais de Pixinguinha, o último CD da Orquestra - Pixinguinha 100 Anos - foi apontado como um dos melhores de 96 por diversos jornais e revistas.

Com o Grupo Família Violão esteve no XI Carrefour Mondial de la Guitare na Martinica em dezembro de 94, um dos mais conceituados festivais internacionais de violão. A participação de Cazes & Grupo foi aclamada por público e crítica, despertando o interesse de músicos de diversas partes do mundo sobre o Choro.
Além de atuar como arranjador e produtor de discos, Henrique é apontado como o melhor solista de cavaquinho da atualidade com trabalhos lançados no Japão, onde o intitularam "o cavaquinho nš 1 do mundo".


Marcello Gonçalves - violão de 7 cordas

Bacharel em violão pela universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), estudou com Maria Haro, Nicolas de Souza Barros e Turíbio Santos na área clássica e com Marco Pereira e o mestre Dino 7 cordas, na vertente popular.

Como integrante do grupo Galo Preto, realizou extensa tourneé com a cantora Elza Soares, no show "É luxo só".

Tem atuado junto a figuras de destaque na música brasileira como Elton Medeiros, João Nogueira, Zé Renato, Teca Calazans e Ademilde Fonseca, entre outros.

Juntamente com Ronaldo do Bandolim e o violonista José Paulo Becker, integra o Trio Madeira Brasil, além de tocar regularmente no conjunto Noites Cariocas do bandolinista Déo Rian e no grupo Rabo de Lagartixa.

Marcello Gonçalves tem sido apontado como o continuador de uma linha evolutiva do violão de 7 cordas fundamentada por Rafael Rabello.